Quem foi Franz Kafka?
Imagine um homem que, durante o dia, era um burocrata comum, mas à noite se transformava em um dos escritores mais inquietantes e visionários do século XX. Franz Kafka (1883–1924), nascido em Praga, é o autor que nos ensinou que o absurdo não está apenas nos sonhos — ele está na vida cotidiana, nos corredores do poder, nas relações humanas e nas engrenagens invisíveis que nos controlam.
Kafka não escreveu para confortar. Ele escreveu para inquietar. Seus textos são labirintos existenciais onde a lógica se desfaz, a autoridade é opaca e o indivíduo se vê esmagado por forças que não compreende. Sua linguagem precisa e seca contrasta com o conteúdo delirante, criando uma tensão que nos prende como leitores — e como seres humanos.
Theodor Adorno capturou bem essa essência ao dizer que Kafka destrói “a tranquilidade contemplativa diante da coisa lida” e que seus romances são “a resposta antecipada a uma constituição do mundo na qual a atitude contemplativa tornou-se um sarcasmo sangrento”…
Para honrar esse legado, selecionamos seis filmes que não apenas adaptam suas histórias, mas capturam o espírito de sua filosofia. De adaptações diretas a releituras modernas, prepare-se para uma jornada pelo labirinto de Franz Kafka na tela grande.
1. Kafka (1991)

Kafka é um homem cuja vida se divide em duas, durante o dia é o simples funcionário de seguros e, à noite o escritor incrível que todos conhecemos. Nesse filme de ficção, Kafka vira personagem de sua própria obra…
Para assistir ao trailer do filme – CLIQUE AQUI!
2. Quem foi Kafka? (2006)

Atormentado pela insônia, Kafka escreveu quase que exclusivamente à noite. Não é surpresa que muitas de suas obras lembrem sonhos ou, mais precisamente – pesadelos. Quem foi Kafka? explora esse e outros aspectos sobre a vida e a obra do autor.
Para assistir ao filme – CLIQUE AQUI!
👉 Clique aqui e ajude o Blog Farofa Filosófica a continuar firme, forte e livre de propagandas!💕
3. A metamorfose (2002)

O filme russo é uma adaptação bastante fiel à obra “A metamorfose” de Franz Kafka. Vale destacar que o diretor Valeri Fokin é um diretor de teatro, fato que conferiu ao filme um tom bastante singular, dialogando de forma bastante peculiar com a obra escrita.
Para assistir ao filme – CLIQUE AQUI!
4. O Processo (1962)

Um homem acorda e encontra a polícia em seu quarto. É informado de que será preso, sem que lhe apresentem motivos, pois o processo corre em segredo. A partir daí, começa uma caótica peregrinação…
Para assistir ao filme – CLIQUE AQUI!
5. O Castelo (1997)

K. é um agrimensor que vai a um vilarejo a trabalho, na aldeia (coberta de neve) ele descobre um misterioso castelo que apenas alguns privilegiados têm acesso.O homem decide que vai conhecer o lugar a todo custo, no entanto, logo percebe que a tarefa não será nada fácil… Adaptação da obra homônima de Franz Kafka.
Para assistir ao filme – CLIQUE AQUI!
6. Relações de classe (1984)

Um alemão é forçado a sair de sua terra após um escândalo, mudando-se para a “Amerika”. No entanto, é incapaz de se adaptar à realidade do trabalho, no novo continente alegórico construído por Kafka. Baseado em O Desaparecido ou Amerika, obra inacabada de Franz Kafka.
Para assistir trailer do filme – CLIQUE AQUI!
Esse conteúdo foi importante para você?
Você, pessoa linda💕 que chegou até aqui e está lendo isso, se você quiser e puder contribua para que o Farofa Filosófica continue firme e forte! Seu apoio é fundamental para que possamos cobrir os custos de manutenção do blog e criar novos conteúdos! Selecione um dos valores abaixo e conclua sua doação:
Quer contribuir de forma pontual? Quem sabe um café?
Você encontra outras maneiras de realizar sua doação clicando aqui !
Obrigado pelo apoio! 

Saudações filosóficas a todas e todos!
Siga nossas redes sociais e, não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter na versão gratuita ou premium:
Navegue pelas nossas TAGs:
Artes Brasilidades Coleções Educação Filosofia Geografia Gênero e Sexualidade História Literatura e poesia Psicologia e Psicanálise Sociedade e Cultura Sociologia Teatro Terra e território
#farofafilosofica #franzkafka #kafka #literatura

