“O povo brasileiro – A formação e o sentido do Brasil” de Darcy Ribeiro | Documentário e livro

O Brasil não nasceu pronto. Foi sendo forjado lentamente, entre invasões, resistências, mestiçagens e silêncios que ecoam até hoje. Darcy Ribeiro, antropólogo e pensador apaixonado, se dedicou a desvendar esse enigma: quem é esse povo chamado Brasil? Em sua obra monumental, O povo brasileiro – A formação e o sentido do Brasil, ele não escreveu apenas um livro, mas teceu um vasto mosaico de vozes, dores, esperanças e histórias entrelaçadas…



📖 O livro, construído ao longo de 30 anos, se apresenta como um testamento intelectual que revela o Brasil em suas cinco matrizes fundamentais: o indígena, o luso, o negro, o caboclo e o crioulo. Cada matriz revela os traços profundos de violência e beleza, apagamentos e reinvenções. Darcy Ribeiro não romantiza nossa história; ele expõe os “moinhos de gastar gente”, as marcas da escravidão, a brutal desindianização e a urbanização caótica, mas também aponta para a utopia mestiça de uma civilização tropical, alegre e sofrida, que pulsa sobretudo nas margens, nas festas populares, nos terreiros e nas escolas públicas.

“Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e índios supliciados.Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os supliciou. A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós a gente sentida e sofrida que somos e a gente insensível e brutal, que também somos. Descendentes de escravos e de senhores de escravos seremos sempre servos da malignidade destilada e instalada em nós, tanto pelo sentimento da dor intencionalmente produzida para doer mais, quanto pelo exercício da brutalidade sobre homens, sobre mulheres, sobre crianças convertidas em pasto de nossa fúria. A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista.”

— Darcy Ribeiro em “O Povo Brasileiro– A formação e o sentido do Brasil“, p.120

📺 O documentário homônimo, dirigido por Isa Grinspum Ferraz e narrado por Chico Buarque, dá corpo, imagem e voz a essa costura literária. São dez episódios que nos conduzem desde a matriz Tupi até a formação das classes sociais e as lutas por um sentido nacional. Um Brasil que não cabe em definições simplistas, que nasce na contramão da lógica colonial e que ainda carrega seus grilhões. Mas, acima de tudo, é um convite para olhar nosso país com menos ingenuidade e mais afeto.


Clique aqui e ajude o Blog Farofa Filosófica a continuar firme, forte e livre de propagandas!

Pensar o Brasil, para Darcy Ribeiro, é um ato de amor e resistência. Ele não oferece respostas prontas; ao contrário, provoca o pensamento, desafia a ir além dos clichês, da culpa e da vergonha. O legado maior dessa obra é nos lembrar que o Brasil não é um erro, mas sim uma invenção — mutável, complexa e viva — e que, como toda invenção, está sempre aberto à reinvenção.

Este é um convite para um olhar filosófico e sensível sobre nossa história e nosso presente. Afinal, entender o Brasil é também entender o que podemos ser, fazendo deste processo um exercício coletivo de criação, memória e esperança.

Para quem quiser conhecer melhor a obra de Darcy Ribeiro, seguem abaixo o link para fazer o download do livro e o documentário completo online… Boa leitura e bom filme!

Livro:

 Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!

(Download via cursoextensao.usp)

Documentário:

Direção: Isa Grinspum Ferraz | Ano: 2000 | Duração: 280 minutos

Esse conteúdo foi importante para você?

Você, pessoa linda💕 que chegou até aqui e está lendo isso, se você quiser e puder contribua para que o Farofa Filosófica continue firme e forte! Seu apoio é fundamental para que possamos cobrir os custos de manutenção do blog e criar novos conteúdos! Selecione um dos valores abaixo e conclua sua doação:



Obrigado pelo seu apoio!🎈🎉

Saudações filosóficas a todas e todos!
Siga nossas redes sociais e, não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter na versão gratuita ou premium:

Navegue pelas nossas TAGs:

Artes Brasilidades Coleções Educação Filosofia Geografia Gênero e Sexualidade História Literatura e poesia Psicologia e Psicanálise Sociedade e Cultura Sociologia Teatro Terra e território

#farofafilosofica #darcyribeiro

Deixe uma resposta