Friedrich Nietzsche foi um dos pensadores mais inquietantes e revolucionários da filosofia moderna. Sua escrita densa, poética e aforística rompe com qualquer tentativa de sistematização, propondo em vez disso uma filosofia viva, pulsante, cheia de tensões e paradoxos.
Assine nossa Newsletter Premium!💕
Nietzsche não buscava verdades universais, e sim desestabilizar certezas, provocar, fazer pensar. Para ele, conceitos como moral, religião e razão são construções históricas que, longe de libertar o ser humano, o aprisionam.
No documentário “Humano, Demasiadamente Humano”, produzido pela BBC como parte de uma série sobre três filósofos que marcaram o pensamento do século XX, somos convidados a entrar na mente de Nietzsche, explorar suas ideias e compreender a profundidade de sua rebeldia.
Com cerca de 48 minutos de duração, o episódio retrata desde sua formação como filólogo clássico até a criação de conceitos centrais como vontade de poder, o eterno retorno e o super-homem. A produção entrelaça imagens históricas, trechos de suas obras e entrevistas com estudiosos como Ronald Hayman, Leslie Chamberlain e Keith Ansell Pearson, que ajudam a contextualizar o impacto da filosofia nietzschiana.
Nietzsche foi um pensador que viu na arte, especialmente na tragédia grega, uma forma de afirmação da vida em sua totalidade — com dor, caos, beleza e intensidade. Ao proclamar a morte de Deus, Nietzsche não propõe um vazio, mas uma nova responsabilidade existencial: cada indivíduo deve ser criador de seus próprios valores, rejeitando convenções herdadas.
Suas obras, como “Assim Falava Zaratustra”, “Além do Bem e do Mal”, “A Gaia Ciência” e “Genealogia da Moral”, compõem um universo de ideias que influenciaram profundamente pensadores, artistas e movimentos culturais no século XX. Nietzsche foi demasiadamente humano, no sentido mais radical e poético que essa expressão pode carregar: um homem que mergulhou no abismo da existência e nos convida, até hoje, a fazer o mesmo.
Onde vocês veem ideais eu vejo apenas o que é humano,
ah, demasiado humano.” Nietzsche
Esse conteúdo é importante para você?
Você, pessoa linda💕 que chegou até aqui e está lendo isso, se você quiser e puder contribua para que o Farofa Filosófica continue firme, forte e livre de propagandas. Seu apoio é fundamental para que possamos cobrir os custos de manutenção do blog e criar novos conteúdos! Selecione um dos valores abaixo e conclua sua doação:
Você encontra outras maneiras de realizar sua doação, clicando aqui.
Faça parte da comunidade Farofa Filosófica!
Obrigado pelo apoio!🎈🎉
Saudações filosóficas a todas e todos!
Siga nossas redes sociais e, não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter na versão gratuita ou premium:

Nietzsche vai ao cinema | 10 filmes influenciados pela filosofia de Nietzsche e/ou inspirados em sua biografia
Que tal um final de semana mais reflexivo e filosófico?
Friedrich Nietzsche tornou-se um filósofo bastante popular, sua filosofia influenciou a obra de muitos filósofos e, atualmente é possível enxergar com certa clareza a forte influência que o filósofo alemão ainda exerce, para além da filosofia… No cinema não é diferente, portanto, selecionamos 10 filmes influenciados pela filosofia de Nietzsche e/ou inspirados em sua biografia para você curtir neste fim de semana. Boa sessão!
Navegue pelas nossas TAGs:
Artes Brasilidades Coleções Educação Filosofia Geografia Gênero e Sexualidade História Literatura e poesia Psicologia e Psicanálise Sociedade e Cultura Sociologia Teatro Terra e território
#farofafilosofica #nietzsche #documentariofilosofia #Friedrichnietzsche
