Dostoiévski vai ao cinema | 10 filmes inspirados na obra do escritor russo Fiódor Dostoiévski 🎬📖

A lista explora a influência de Fiódor Dostoiévski no cinema, destacando 10 filmes inspirados em suas obras. De adaptações diretas a narrativas que capturam sua essência filosófica e psicológica, a seleção apresenta produções que refletem os dilemas morais e existenciais característicos do autor russo. Se você gosta de filmes intensos e literatura russa, essa seleção pode ser um ótimo ponto de partida!



Esta lista é uma (singela!) tentativa de reunir alguns filmes inspirados nas obras do escritor russo Fiódor Dostoiévski. O autor inspirou diversas obras cinematográficas, em vários formatos (séries, curta-metragens, dramas, etc) e, em vários países. Os filmes estão elencados abaixo, no entanto, ainda que seja uma lista numerada, não há qualquer hierarquia entre eles (o nº 1 não é melhor, nem mais importante, que o nº 5). Comece por onde quiser e não termine nesta lista…

1. O sonho de um homem ridículo (1992) | Baseado no conto “O sonho de um homem ridículo, de Dostoiévski.

O-Sonho-de-um-Homem-Ridículo

Do diretor Aleksandr Petrov, o curta-metragem russo de 20 minutos, baseia-se no conto “O sonho de um homem ridículo, de Dostoiévski. No curta companhamos a história de uma personagem que compreende-se como “ridícula” desde a infância, e já não tem mais nenhum interesse em continuar a viver. No entanto, num dia inútil como todos os outros, em que mais uma vez esperava ter encontrado o momento de se matar, é abordada por uma menina que lhe clama por ajuda…

Para assistir ao filme – CLIQUE AQUI!

2. O idiota (2014)

Baseado no livro “O Idiota”, de Dostoiévski.

o-idiota_t104925

Do diretor Yuri Bykov, o filme não é uma adaptação direta do romance homônimo de Fyodor Dostoiévski. No entanto, há uma relação temática importante entre os dois.

Em “O Idiota” de Dostoiévski, o protagonista, Príncipe Myshkin, é um homem de bom coração e moralmente íntegro, mas é considerado ingênuo e um “idiota” pela sociedade corrupta ao seu redor.

Assine para continuar lendo

Assine para acessar o restante do post e outros conteúdos exclusivos para assinantes.