Para Parmênides (530 a.C. — 460 a.C.) só o raciocínio abre a porta do entendimento do mundo. Em resumo, o ser existe, o ser é. A conclusão lógica dessa premissa: o que não existe, o não-ser, não é. A única realidade – o ser, o que existe – que pode ser pensada é perfeita, limitada, imóvel, indestrutível.
Segundo Parmênides, o homem tem dois caminhos: o da opinião e o da verdade. O primeiro refere-se aos objetos dos sentidos, à experiência sensível, e deve ser abandonado por não levar à verdade. O único caminho que conduz à verdade é o da razão: “O ser e o pensar são a mesma coisa”. Essa afirmação irá colocar a especulação filosófica apenas no mundo da mente…
Parmênides influenciou fortemente vários filósofos e escolas filosóficas. Para aqueles que queiram conhecer melhor a obra e o pensamento de Parmênides, seguem abaixo dois livros, um de Platão e outro de Heidegger:
- Platão | Livro: “Parmênides ( o uno e o múltiplo, as formas inteligíveis)”
Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!
- Heidegger | Livro: “Parmênides”
Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!
(Download via Annas Archive)
Você, pessoa linda💕 que chegou até aqui e está lendo isso, se você quiser e puder contribua para que o Farofa Filosófica continue firme e forte! Seu apoio é fundamental para que possamos cobrir os custos de manutenção do blog e criar novos conteúdos… Selecione um dos valores abaixo e conclua sua doação:
Você encontra outras maneiras para realizar a sua contribuição clicando aqui.
Obrigado pelo apoio!🎈🎉
Saudações filosóficas a todas e todos!
Siga nossas redes sociais e, não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter na versão gratuita ou premium:
Navegue pelas nossas TAGs:
Artes Brasilidades Coleções Educação Filosofia Geografia Gênero e Sexualidade História Literatura e poesia Psicologia e Psicanálise Sociedade e Cultura Sociologia Teatro Terra e território
#farofafilosofica #parmenides #platao #heidegger #filosofia

