Simone de Beauvoir (1908-1986) cursou filosofia na Sorbonne, foi professora no Liceu Janson-de-Sailly e colega de Merleu-Ponty e Claude Lévi-Strauss, mais tarde tornou-se docente em Paris, Marselha e Rouen. Em 1941 foi destituída do cargo pelo governo nazista. Durante a Segunda Guerra Mundial, Simone refletiu sobre os compromissos sociais e políticos dos intelectuais.
Em seus textos, fez uma profunda análise de seu tempo e de sua própria vida, como em Memórias de uma moça bem comportada (1958) e A velhice (1970). Simone de Beauvoir também fez parte de um grupo de filósofos e escritores associados ao existencialismo, movimento que teria uma enorme influência na cultura europeia do século XX, com repercussões no mundo inteiro. Seguem abaixo 2 entrevistas em vídeo para aqueles que queiram conhecer melhor a obra e o pensamento da autora:
Porque sou feminista | 1975
Rádio Canadense | 1959
Você, pessoa linda💕 que chegou até aqui e está lendo isso, se você quiser e puder contribua para que o Farofa Filosófica continue firme e forte! Seu apoio é fundamental para que possamos cobrir os custos de manutenção do blog e criar novos conteúdos… Selecione um dos valores abaixo e conclua sua doação:
Você encontra outras maneiras para realizar sua contribuição, clicando aqui.
Obrigado pelo seu apoio!🎈🎉
Saudações filosóficas a todas e todos!
Siga nossas redes sociais e, não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter na versão gratuita ou premium:
Navegue pelas nossas TAGs:
Artes Brasilidades Coleções Educação Filosofia Geografia Gênero e Sexualidade História Literatura e poesia Psicologia e Psicanálise Sociedade e Cultura Sociologia Teatro Terra e território
#farofafilosofica #simonedebeauvoir #filosofia

