Utopia foi publicada em 1516 e alcançou êxito imediato. No livro primeiro , Thomas Morus (1478-1535) critica a sociedade européia da época, em especial a Inglaterra, denunciando o empobrecimento de grande parte da população. No segundo livro, o autor oferece uma alternativa radical a esse cenário.
Apoiado nos relatos das viagens dos europeus às Américas, descreve uma sociedade organizada de acordo com a razão – que, no livro, vive numa ilha no Novo Mundo. É interessante notar que o nome da obra Utopia (palavra de origem grega que significa “lugar nenhum”), aponta para a impossibilidade da existência real dessa sociedade.
A descrição da sociedade de Utopia revela tanto a influência dos modelos clássicos, especialmente da República de Platão, como as aspirações do humanismo cristão de Erasmo de Roterdã, de quem Morus foi amigo. Assim a sociedade utópica é fundamentalmente igualitária, não existindo propriedade privada, nem dinheiro, caracterizando-se por uma vida simples e sem luxos.
O trabalho é obrigatório nas atividades produtivas ( agricultura e ofícios), que constituem a estrutura econômica da sociedade. Isso permite que, com uma jornada de trabalho de seis horas, todos os cidadãos vivam tranquilamente, satisfazendo necessidades naturais e racionais. No âmbito da política, os cargos são eletivos e a educação é universal…
Um clássico atemporal que merece ser lido!
Para fazer o download do livro “Utopia” de Thomas Morus – CLIQUE AQUI!
(Download via Domínio Público)
Você, pessoa linda💕 que chegou até aqui e está lendo isso, se você quiser e puder contribua para que o Farofa Filosófica continue firme e forte! Seu apoio é fundamental para que possamos cobrir os custos de manutenção do blog e criar novos conteúdos… Selecione um dos valores abaixo e conclua sua doação:
Você encontra outras maneiras para realizar a sua contribuição clicando aqui.
Obrigado pelo apoio!🎈🎉
Saudações filosóficas a todas e todos!
Siga nossas redes sociais e, não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter na versão gratuita ou premium:
Navegue pelas nossas TAGs:
Artes Brasilidades Coleções Educação Filosofia Geografia Gênero e Sexualidade História Literatura e poesia Psicologia e Psicanálise Sociedade e Cultura Sociologia Teatro Terra e território
#farofafilosofica #utopia #thomasmorus

