Ricœur (1913 – 2005) descreve assim, em 1991, suas raízes filosóficas:
“Se reflito, dando um passo para trás de meio século […], sobre as influências que reconheço ter sofrido, sou grato por ter sido desde o início solicitado por forças contrárias e fidelidades opostas: de uma parte, Gabriel Marcel, ao qual acrescento Emmanuel Mounier; de outra, Edmund Husserl”. Portanto, Ricoeur forma-se em contato com as ideias do existencialismo, do personalismo e da fenomenologia.
Suas obras importantes são: A filosofia da vontade (primeira parte: O voluntário e o involuntário, 1950; segunda parte: Finitude e culpa, 1960, em dois volumes: O homem falível e A simbólica do mal). De 1969 é O conflito das interpretações. Em 1975 surge A metáfora viva.
Em O voluntário e o involuntário, Ricœur dirige a atenção para a relação recíproca entre voluntário e involuntário, assim como esta relação se configura na tríplice dimensão do decidir, do agir e do consentir. Em poucas palavras, necessidades, emoções e hábitos premem sobre o querer, que replica a eles, por meio da escolha, do esforço e do consentimento. Escreve Ricœur: “Eu suporto este corpo que governo”. A antropologia de Ricœur delineia um homem frágil, “desproporcionado”, sempre à beira do abismo entre o bem e o mal.
Para aqueles que queiram conhecer melhor a obra e o pensamento de Paul Ricouer segue abaixo a lista de obras disponíveis para download:
A memória, a história, o esquecimento – CLIQUE AQUI!
A metáfora viva – CLIQUE AQUI!
Ética e Moral – CLIQUE AQUI!
História e Verdade – CLIQUE AQUI!
Interpretação e ideologias – CLIQUE AQUI!
A ideologia e a utopia – CLIQUE AQUI!
O conflito das interpretações – CLIQUE AQUI!
As culturas e o tempo – CLIQUE AQUI!
Percurso do reconhecimento – CLIQUE AQUI!
Tempo e narrativa, tomo I, II e III – CLIQUE AQUI!
Teoria da Interpretação – CLIQUE AQUI!
(Downloads via Annas Archive)
Você, pessoa linda💕 que chegou até aqui e está lendo isso, se você quiser e puder contribua para que o Farofa Filosófica continue firme e forte! Seu apoio é fundamental para que possamos cobrir os custos de manutenção do blog e criar novos conteúdos… Selecione um dos valores abaixo e conclua sua doação:
Você encontra outras maneiras para realizar a sua contribuição clicando aqui.
Obrigado pelo apoio!🎈🎉
Saudações filosóficas a todas e todos!
Siga nossas redes sociais e, não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter na versão gratuita ou premium:
Navegue pelas nossas TAGs:
Artes Brasilidades Coleções Educação Filosofia Geografia Gênero e Sexualidade História Literatura e poesia Psicologia e Psicanálise Sociedade e Cultura Sociologia Teatro Terra e território
#farofafilosofica #paulricoeur


Muito colaborativa essa iniciativa.
CurtirCurtido por 1 pessoa