“Quanto vale ou é por quilo?” | Filme + Conto “Pai contra mãe” de Machado de Assis



O filme “Quanto vale ou é por quilo?” (2005) faz uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a exploração da miséria pelo marketing social, tecendo duras críticas às ONGs e suas captações de recursos junto ao governo e empresas privadas. Durante o filme é possível perceber, em várias cenas, o diálogo com o conto “Pai contra mãe” de Machado de Assis, texto escrito cerca de dez anos após o fim da escravidão no Brasil. Trata-se do embate entre o caçador de escravos fugitivos Cândido Neves e uma escrava fugitiva grávida.

No filme, dirigido por Sérgio Bianchi, nos dias atuais uma ONG implanta um projeto de informática na periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa ser eliminada enquanto, Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para sobreviver…

Conto:

Para fazer o download do Conto “Pai contra mãe” – CLIQUE AQUI!
(Download via Domínio Público)

Filme:

Direção: Sérgio Bianchi | Ano: 2005 | Duração: 1h 30 min

Você, pessoa linda💕 que chegou até aqui e está lendo isso, se você quiser e puder contribua para que o Farofa Filosófica continue firme e forte! Seu apoio é fundamental para que possamos cobrir os custos de manutenção do blog e criar novos conteúdos… Selecione um dos valores abaixo e conclua sua doação:

Você encontra outras maneiras para realizar sua doação, clicando aqui.

Obrigado pelo apoio! 🎈🎉

Saudações filosóficas a todas e todos!
Siga nossas redes sociais e, não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter na versão gratuita ou premium:

Navegue pelas nossas TAGs:

Artes Brasilidades Coleções Educação Filosofia Geografia Gênero e Sexualidade História Literatura e poesia Psicologia e Psicanálise Sociedade e Cultura Sociologia Teatro Terra e território

#farofafilosofica #machadodeassis

Um comentário sobre ““Quanto vale ou é por quilo?” | Filme + Conto “Pai contra mãe” de Machado de Assis

Deixe uma resposta