Escrito pelo jornalista, ensaísta e romancista britânico George Orwell (1903 – 1950) e publicado em 1949, o texto nasceu destinado à polêmica. Foi traduzido em 65 países, virou minissérie, filmes, inspirou quadrinhos, mangás e até uma ópera…

“Era um dia frio e luminoso de abril, e os relógios davam 13 horas.” Assim começa um dos romances mais citados do século 20. A frase omite o ano da ação, o que seria redundante, pois ele dá nome à obra: 1984. Só a menção ao título costuma desencadear uma avalanche de associações mentais: comunismo, polícia política, nazifascimo, tortura… O livro ganhou fama por tratar de forma ficcional de uma das grandes mazelas contemporâneas: o totalitarismo.
No enredo, que tem Londres como cenário (na fictícia Oceânia), tudo gira em torno do Grande Irmão. “Quarenta e cinco anos, de bigodão preto e feições rudemente agradáveis”, o Big Brother é o líder máximo. Assumiu o poder depois de uma guerra de escala global (semelhante à Segunda Guerra Mundial), que eliminou as nações e criou três grandes estados totalitários…
Para aqueles que queiram conhecer melhor a obra segue abaixo o link para fazer o download do livro em PDF e, mais abaixo, uma adaptação cinematográfica do livro de 1965.
LIVRO:
Para fazer o download do livro 1984 – CLIQUE AQUI!
(Downloads via Annas Archive)
FILME:
Você, pessoa linda💕 que chegou até aqui e está lendo isso, se você quiser e puder contribua para que o Farofa Filosófica continue firme e forte! Seu apoio é fundamental para que possamos cobrir os custos de manutenção do blog e criar novos conteúdos… Selecione um dos valores abaixo e conclua sua doação:
Você encontra outras maneiras para realizar sua doação, clicando aqui.
Obrigado pelo apoio! 🎈🎉
Saudações filosóficas a todas e todos!
Siga nossas redes sociais e, não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter na versão gratuita ou premium:
Conheça nossas TAGs:
Artes Brasilidades Coleções Educação Filosofia Geografia Gênero e Sexualidade História Literatura e poesia Psicologia e Psicanálise Sociedade e Cultura Sociologia Teatro Terra e território
#farofafilosofica #georgeorwell #literatura
