“Não seria errado ler “O Estrangeiro” como a história de um homem que, sem nenhuma atitude heróica, aceita morrer pela verdade. Meursault para mim não é um perdido, mas um homem pobre e nu, apaixonado pelo sol que não faz sombra. Longe de ser privado de toda sensibilidade, uma paixão profunda, porque tenaz, o anima – a paixão do absoluto e da verdade.” Albert Camus
Assim se expressou Albert Camus a respeito de sua obra “O Estrangeiro”, numa entrevista de 1955. Tudo neste livro despertou paixões e polêmicas na época de sua publicação: seu autor, seus personagens e suas idéias…
O livro O estrangeiro (1942) tornou-se uma de suas obras mais conhecidas. O romance reflete a tese existencialista de que a vida carece de sentido. Seu impassível protagonista, condenado por um crime absurdo cometido sem nenhuma justificativa, sente-se estranho diante da realidade que o rodeia, a vida vai se desenrolando como se ele fosse um estrangeiro, não em relação a um país, mas em relação à humanidade. O romance começa com a morte de sua mãe em um asilo e o enterro, acontecimentos diante dos quais ele não demonstra nenhuma tristeza. Tudo em sua vida é indiferente.
O filme, O Estrangeiro (1967), dirigido por Luchino Visconti, narra a história de Meursault, um homem emocionalmente distante que comete um assassinato absurdo na Argélia colonial. Visconti captura a essência existencialista da obra de Albert Camus, explorando temas como o absurdo, a alienação e a busca pelo sentido da vida, com uma atuação marcante de Marcello Mastroianni no papel principal. Vale a pena assistir!
Livro:
Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!
Download via (Annas archive)
Filme:
Você, pessoa linda💕 que chegou até aqui e está lendo isso, se você quiser e puder contribua para que o Farofa Filosófica continue firme e forte! Seu apoio é fundamental para que possamos cobrir os custos de manutenção do blog e criar novos conteúdos… Selecione um dos valores abaixo e conclua sua doação:
Você encontra outras maneiras para realizar sua doação, clicando aqui.
Obrigado pelo apoio! 🎉🎈
Saudações filosóficas a todas e todos!
Siga nossas redes sociais e, não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter na versão gratuita ou premium:
Navegue pelas nossas TAGs:
Artes Brasilidades Coleções Educação Filosofia Geografia Gênero e Sexualidade História Literatura e poesia Psicologia e Psicanálise Sociedade e Cultura Sociologia Teatro Terra e território
#farofafilosofica #oestrangeiro #albertcamus #camus

