Noam Chomsky tornou-se um autor fundamental no que refere à linguística moderna, com a formulação teórica e o desenvolvimento do conceito de gramática transformacional, ou generativa, cuja principal novidade seria a distinção de dois níveis diferentes na análise das frases: por um lado, a “estrutura profunda”, conjunto de regras de grande generalidade a partir das quais seria gerada a “estrutura superficial” da frase.
Este método permite basear a identidade estrutural profunda entre frases superficialmente diferentes, mais ou menos como acontece com a voz ativa e a voz passiva em uma frase. No nível profundo, a pessoa possui um conhecimento tácito das estruturas fundamentais da gramática, que Chomsky considera, em grande medida, inato. Neste sentido, seria possível pensar em uma espécie de gramática universal.
✅ Clique aqui e ajude o Farofa Filosófica a seguir firme e forte!
O documentário Chomsky & Cia. é um documentário francês de Olivier Azam e Daniel Mermet, lançado em 2008. Trata-se de uma coletânea de entrevistas com vários intelectuais, inclusive o próprio Chomsky, destacando sua maneira de compreender os paradoxos existentes no funcionamento das democracias neoliberais.
Chomsky e Cia (2008)
Você, pessoa linda💕 que chegou até aqui e está lendo isso, se você quiser e puder contribua para que o Farofa Filosófica continue firme e forte! Seu apoio é fundamental para que possamos cobrir os custos de manutenção do blog e criar novos conteúdos… Selecione um dos valores abaixo e conclua sua doação:
Você encontra outras maneiras para realizar sua contribuição clicando aqui.
Obrigado pelo apoio! 🎈🎉
Saudações filosóficas a todas e todos!
Siga nossas redes sociais e, não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter na versão gratuita ou premium:
Navegue pelas nossas TAGs:
Artes Brasilidades Coleções Educação Filosofia Geografia Gênero e Sexualidade História Literatura e poesia Psicologia e Psicanálise Sociedade e Cultura Sociologia Teatro Terra e território
#farofafilosofica #chomsky #filosofia

