O filme é uma narrativa sobre a vida de João Pedro Teixeira, um líder camponês da Paraíba, assassinado em 1962, por ordem de latifundiários da região em que morava.
A ideia inicial do filme era fazer uma reconstituição da vida de João, interpretada pelos moradores da região, no entanto, em razão do golpe militar, as filmagens foram interrompidas em 1964. O engenho da Galileia – local das gravações – foi cercado por forças policiais e parte da equipe de produção foi presa sob a alegação de “comunismo”, o restante dispersou-se.
O trabalho foi retomado 17 anos depois, recolhendo-se depoimentos das pessoas que participaram das primeiras filmagens e também da viúva de João Pedro, Elizabeth Altino Teixeira, que desde dezembro de 1964 vivera na clandestinidade, separada dos filhos. Reconstruiu-se assim a história de João Pedro, das Ligas Camponesas de Galileia e de Sapé e também a trajetória de cada uma das personagens que, por meio de lembranças e imagens do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os longos anos do regime militar.
Direção: Eduardo Coutinho | Ano: 2012 | Duração: 2h
Você, pessoa linda💕 que chegou até aqui e está lendo isso, se você quiser e puder contribua para que o Farofa Filosófica continue firme e forte. Seu apoio é fundamental para que possamos cobrir os custos de manutenção do blog e criar novos conteúdos! Selecione um dos valores abaixo e conclua sua doação:
Você encontra outras maneiras para realizar sua contribuição clicando aqui.
Obrigado pelo apoio! 🎈🎉
Saudações filosóficas a todas e todos!
Siga nossas redes sociais e, não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter na versão gratuita ou premium:
Navegue pelas nossas TAGs:
Artes Brasilidades Coleções Educação Filosofia Geografia Gênero e Sexualidade História Literatura e poesia Psicologia e Psicanálise Sociedade e Cultura Sociologia Teatro Terra e território
#farofafilosofica #cabramarcadopramorrer #eduardocoutinho
