João Goulart e o Golpe de 1964

Jango e o golpe de 1964 em 3 documentários…

As circunstâncias e os eventos que levaram à deposição de João Goulart, presidente democraticamente eleito…



João Belchior Marques Goulart, popularmente conhecido como Jango, foi o 24º presidente do Brasil de 1961 a 1964, foi democraticamente eleito, no entanto, foi deposto em 1º de abril de 1964. Para refletir sobre esses eventos trazemos 3 documentários, 3 pontos de vista  diferentes:

O dia que durou 21 anos

O documentário tem como ponto de partida a crise provocada pela renúncia do presidente Jânio Quadros, em agosto de 1961, que se estende até o ano de 1969, com o sequestro do então embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, por grupos armados. O principal destaque deste documentário é o grande acervo documental apresentado além do enfoque à participação ativa dos EUA durante todo o complexo processo político que levou à deposição de João Goulart.

Direção: Camilo Galli Tavares | Ano: 2012 | Duração: 1h e 20min.

Clique aqui e ajude o Farofa Filosófica a continuar firme e forte!

Jango

O documentário procura retratar o cenário político no Brasil durante as décadas de 1960 e 1970, desde a eleição de Jânio Quadros (de quem Jango era vice-presidente), passando pela crise da renúncia de Jânio e ascensão de Jango, o golpe militar, as manifestações contra o regime e os momentos de repressão. O filme visto por mais de 1 milhão de pessoas, ganhou diversos prêmios e é, sem dúvida, um importante registro para aqueles que se interessem por este período da história do Brasil.

Direção: Sílvio Tendler | Ano: 1984 | Duração: 1h e 54min.

 ✅ Clique aqui para se inscrever na nossa newsletter!

 Dossiê Jango

“Dossiê Jango” propõe uma reflexão sobre a ditadura militar brasileira a partir de um dos mais controversos fatos políticos da história do país: a morte do ex-presidente João Goulart, em 6 de dezembro de 1976, na Argentina. O documentário não se limita a reconstruir esse capítulo da história; ele apresenta novos elementos e testemunhas-chave para reabrir a discussão em torno das circunstâncias da morte de Jango. Oficialmente, o ex-presidente morreu de infarto durante seu exílio político, quando planejava voltar ao Brasil.

Direção: Paulo Henrique Fontenelle | Ano: 2013 | Duração: 1h e 43 min.

Você, pessoa linda💕 que chegou até aqui e está lendo isso, se você quiser e puder contribua para que o Farofa Filosófica continue firme e forte. Seu apoio é fundamental para que possamos cobrir os custos de manutenção do blog e criar novos conteúdos! Selecione um dos valores abaixo e conclua sua doação:

Você encontra outras maneiras para realizar sua contribuição, clicando aqui.

Obrigado pelo apoio! 🎉🎈

Saudações filosóficas a todas e todos!
Siga nossas redes sociais e, não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter na versão gratuita ou premium:

Navegue pelas nossas TAGs:

Artes Brasilidades Coleções Educação Filosofia Geografia Gênero e Sexualidade História Literatura e poesia Psicologia e Psicanálise Sociedade e Cultura Sociologia Teatro Terra e território

#farofafilosofica #jango

Deixe uma resposta