Migrantes | Documentário online

Migrantes é um documentário que retrata as condições de trabalho e o cotidiano dos trabalhadores do Nordeste nos canaviais das modernas usinas paulistas, destacando os motivos que os levam a migrarem de suas terras para submeterem-se a um trabalho árduo, penoso e arriscado no corte da cana.

✅  Clique aqui para se inscrever na nossa newsletter!

Nos canaviais os trabalhadores migrantes ficam sujeitos a rígida disciplina e submetidos a um ritmo de trabalho que os colocam no limite de suas capacidades físicas: são obrigados a cortarem, no mínimo, 10 toneladas de cana/dia para permanecerem empregados. A produtividade aumentou, as dificuldades no trabalho também, porém, os ganhos continuam insuficientes. Ainda assim, estes trabalhadores migram por necessidade. A realidade destes trabalhadores do agronegócio da cana é desafiadora para a sociedade e autoridades brasileiras. Como reverter esta situação? Este é o maior desafio que o  documentário coloca em cena.

O documentário é fruto de uma parceria entre as universidades de São Carlos (SP) e as Universidades federais de Piauí, Maranhão e Rio de Janeiro.

Direção: Beto Novaes, Francisco Alves e Cleisson Vidal | Ano: 2007 | Duração: 45 min.

Você, pessoa linda💕 que chegou até aqui e está lendo isso, se você quiser e puder contribua para que o Farofa Filosófica continue firme e forte. Seu apoio é fundamental para que possamos cobrir os custos de manutenção do blog e criar novos conteúdos! Selecione um dos valores abaixo e conclua sua doação:

Você encontra outras maneiras para realizar a sua contribuição clicando aqui.

Obrigado pelo apoio! 🎈🎉

Saudações filosóficas a todas e todos!
Siga nossas redes sociais e, não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter na versão gratuita ou premium:

 

Navegue pelas nossas TAGs:

Artes Brasilidades Coleções Educação Filosofia Geografia Gênero e Sexualidade História Literatura e poesia Psicologia e Psicanálise Sociedade e Cultura Sociologia Teatro Terra e território

Um comentário sobre “Migrantes | Documentário online

Deixe uma resposta